quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PERFIL DOS ESTUDANTES

A mesma atende alunos (as) de diversas classes sociais e econômicas. Na sua maioria recebe benefício de Programas Sociais do Governo Federal (Bolsa Família). Cerca de 30% dos alunos são oriundos da zona rural e o restante da zona urbana. Há uma procura significativa por vagas, tanto para alunos do próprio bairro como também de bairros distantes, o que dificulta a interação entre pais e escola.



No decorrer das atividades escolares diagnosticamos que a formação dos pais dos alunos(as) matriculados(as) nesta instituição é heterogênea, alguns são analfabetos, outros concluíram o Ensino Fundamental e uma pequena margem cursam faculdade. Todos almejam que seus filhos terminem os seus estudos, porém há alunos com resistência de participar das atividades, muitos deles foram vítimas da reprovação escolar, da evasão e algumas vezes da ausência de incentivo dos pais.



São alunos que adoram participar de práticas esportivas, por este motivo a escola realiza em contra-turno aulas de capoeira e de Educação Física no Ginásio de Esportes de nossa cidade. A escola desenvolve gincanas culturais, convidam os pais para participar e os alunos desenvolvem suas habilidades artísticas com muita competência.



A disciplina dos alunos é razoável, pela falta de espaço de material para envolvê-los em atividades educativas e ou esportivas cuidam do espaço escolar. A escola procura desenvolver o diálogo como instrumento humanizador nas relações do cotidiano. A religiosidade é bastante intensificada, recebemos alunos filhos de famílias protestantes, católicos e do cadoble entre outros. A cultura está nas raízes deste povo, durante as festas juninas todos se envolvem com muito entusiasmo e colabora com a escola na realização dos festejos juninos.



Analisando os dados da escola é notório perceber o avanço dos alunos, até os que queriam abandonar os estudos, hoje buscam se envolver nas atividades. A escola desenvolve o reforço escolar para os alunos do 2º e 3º ano no espaço escolar próprio e quanto às turmas do 4º e 5º ano participam do reforço em outro local, sob organização de uma outra equipe.



Precisamos avançar, mas a escola acredita estar no caminho certo. Sempre depositando nos educandos a confiabilidade, a esperança e o desejo de avançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário